Aumento da resistência sísmica
As barras helicoidais são uma solução prática para elevar o desempenho sísmico de edificações existentes e novas em zonas sísmicas ativas. Graças à ligação flexível e elástica, aumentam a estabilidade da alvenaria, contêm a abertura de trincas, evitam a delaminação e o destacamento da camada de revestimento. As barras resistem a esforços de cisalhamento e tração e não geram esforços de expansão (empuxo), o que permite sua aplicação próximo às bordas dos elementos e em zonas com concentradores de tensão.

A tecnologia é simples e econômica: a instalação pode ser feita pelo interior ou pela fachada, em etapas, sem longas interrupções de uso. Os detalhes construtivos são empregados para o reforço e a formação de vigas de alvenaria, bem como para a amarração da camada de revestimento à parede estrutural.
Detalhes construtivos típicos
A seguir são apresentados os principais métodos de reparo
Formação de vigas de alvenaria
As barras helicoidais são instaladas em pares (2 un.) em cada rasgo, com profundidade de até 50 mm. A instalação é feita a cada 3–4 fiadas de alvenaria. Este detalhe construtivo aumenta significativamente a capacidade da alvenaria de resistir à tração.
Amarração em T de paredes
A barra helicoidal é instalada nos furos previamente perfurados até a profundidade de projeto. A instalação é realizada com um prolongador especial, previamente carregado com o composto de montagem.
Fissuras em vergas em arco
Forma-se, acima da janela, uma viga de alvenaria profunda que sustenta a alvenaria e distribui as cargas estruturais. Em geral, barras RSA-tie adicionais são instaladas verticalmente através da alvenaria de tijolos, ancorando-se à nova viga de alvenaria para reforçar a verga existente.
Nos cantos das paredes
Em caso de proximidade da fissura ao canto do edifício, a barra helicoidal é instalada com prolongamento de 500 mm além do canto do edifício.
Paredes de duas folhas com preenchimento
Em toda a área do trecho, executam-se furos passantes atravessando toda a espessura da parede, na taxa de até 5 furos por m².
Fachadas multicamadas
Na parede estrutural, prepara-se um furo no qual se insere uma manga (bucha) telada perfurada para controlar o consumo da âncora química. A manga é preenchida com a âncora química e procede-se à instalação da barra helicoidal RSA-tie.
Fotos de aplicação em obra
A seguir, exemplos de aplicação em obras reais
Consultoria técnica de aplicação
Se você se interessou pelo sistema RSA, nossa empresa pode:

  • Preparar uma consultoria técnica de aplicação no seu caso.
  • Sugerir soluções e detalhes construtivos (memoriais, croquis, especificações).
  • Capacitar sua equipe para a instalação correta do sistema.

Também estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas:

Telefone: +55 (48) 99140-6122
E-mail: info@rsa-system.br.com